A evolução das organizações em termos de modelos estruturais e tecnológicos, tendo as mudanças e o conhecimento como novos paradigmas, têm exigido uma nova postura nos estilos pessoais e empresarias, voltados para uma realidade diferenciada e emergente.

A atividade funerária não tem sido diferente e tem sido necessária uma constante adaptação às novas realidades.

A introdução de nova legislação para o setor através do Decreto-Lei nº 109/2010, de 14 de outubro, que estabeleceu o regime jurídico de acesso e de exercício da atividade funerária, foi o mote para a introdução de grandes alterações na gestão das agências funerárias.

O novo regime jurídico obrigou a introduzir alterações significativas nas organizações, o maior destaque foi a introdução da figura do responsável técnico e a obrigatoriedade de formação profissional, grandes desafios que têm sido ultrapassados nesta última década.

A capacidade e a competência diária que as organizações enfrentam para se adaptarem com a incorporação de métodos, onde a introdução ou a adaptação a novas realidades, como é o caso da introdução de novas formas de catálogos e preçários teve um papel preponderante.

As técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários a estas mudanças, inovações e à sobrevivência sadia e competitiva no mercado tonou-se muito mais visível, onde o grau de exigência e informação acessível e disponível aos clientes originou a criação de prestações de serviços fúnebres que vão ao encontro das exigências dos consumidores.

Os consumidores sentem o reflexo destas transformações e a atividade funerária saiu muito mais prestigiada com a introdução de novas medidas, legislação e produtos e serviços disponíveis no mercado.

Os primeiros passos foram dados no sentido da profissionalização, algumas organizações tem desenvolvido estratégias de modernização que vão ao encontro das melhores prestações de serviços fúnebres praticadas em mercados muito mais desenvolvidos e modernos, como é o caso Norte-americano, Francês e Italiano.

Orgulhamo-nos de fazer parte deste processo e de sermos parceiros de algumas empresas do setor que apostam numa modernização constante.

Os desafios e exigências são enormes mas a dignificação e modernização do setor está em curso e o consumidor final já reconhece diferenças de atuação e todo o esforço e investimento desenvolvido.